segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Qual a origem do Ouro?



Segundo estudo publicado pela revista “Science” o Ouro que a humanidade possui foi trazido para a Terra por asteroides por volta de 4500 milhões de anos. 

Esta nova investigação traz fortes evidências de que o ouro, a platina e o paládio, entre outros metais, presentes na crosta Terrestre, chegaram a tais sítios graças à queda de objetos celestes durante a fase da formação planetária do sistema solar.  Estas colisões massivas aconteceram dezenas de milhões de anos depois do grande impacto que originou a Lua.

O estudo foi realizado por uma equipe de investigadores de várias instituições americanas, entre as quais a University of Maryland (incluindo o geólogo Richard Walker), o Southwest Research Institute e o Massachusetts Institute of Technology.
De acordo com o que se sabe sobre a formação da Terra e de outros planetas com as mesmas características, os elementos que se fundem com o ferro (elementos siderófilos), como o ouro, deveriam ter sidos atraídos para o núcleo à medida que o astro se formava, pelo que a crosta terrestre tinha de ser desprovida desses tipos de metais.

A explicação apresentada por este novo estudo é, segundo os seus autores, a que melhor se adapta às evidências. Os resultados sugerem que o maior astro que caiu na Terra tinha entre 2400 e 3200 quilômetros de diâmetro, sensivelmente do tamanho de Plutão, enquanto os que atingiram a lua eram dez vezes menores. 



De acordo com os investigadores, estes corpos cósmicos eram grandes o suficiente para produzir o enriquecimento dos elementos siderófilos, mas não ao ponto de fazerem os seus fragmentos chegarem a fundir-se na Terra, a grande profundidade.

Estudos arqueológicos revelam que no ano de 4000 A.C, o ouro já era trabalhado na Mesopotâmia. 



Posteriormente, as técnicas de obtenção do metal e manufatura dos objetos foram transmitidas a todas as civilizações do Mediterrâneo Oriental, com realce para a egípcia.




As civilizações dos Astecas e Maias, no continente americano, também conheciam e trabalhavam o ouro, que consideravam um metal precioso.



Na Idade Média, este elemento tinha um papel muito importante como atesta a famosa procura, pelos alquimistas de então, da Pedra Filosofal que converteria qualquer metal em ouro. Indiretamente, esta procura contribuiu para o desenvolvimento da Química, da Medicina e da Metalurgia.


Fonte:


Ciência Hoje - Ouro tem origem extraterrestre - http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=47032&op=all – 19/12/2011 as 10:30


Nautilus - História do Ouro - http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e07910.html - 19/12/2011 as 11:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.